Google

A escolha da escolinha

por

Olá mamães e papais,

Como vocês escolheram a escola que o seu filho frequenta?

Se vocês ainda não escolheram, leiam esse artigo que a psicóloga Evelin Ribeiro escreveu sobre a escolha da escolinha.

Tenho certeza que ajudará muito…

Boa leitura.

 

———————————-

A escolha da escolinha

 

Esse momento não costuma ser fácil para as mães, pois muitas começarão a vivenciar o desapego aí. Pensando nisso, falaremos sobre algumas dicas que poderão facilitar a experiência desse momento.

Todo indivíduo necessita do outro em seu convívio para se desenvolver, e com o seu filho não será diferente, por isso a escolha por uma boa escola é fundamental, a fim de proporcionar maior tranquilidade e segurança para ambos. Vale lembrar que a escolinha não é o único lugar onde pode ocorrer a socialização, podemos pensar na criança que frequenta a pracinha, playground, parques, ou seja, lugares onde a criança está em contato com outras e o processo de interagir inicia-se de forma natural. Mas haverá um momento, que a escola não será mais uma opção, portanto, você deve considerar o planejamento e preparação para essa fase, para que toda a família tenha uma boa adaptação nesse processo. Já falamos disso em outro post (clique aqui), mas quero lembrar que quanto mais sinceros os pais forem, mais fácil poderá ser esse momento para seus filhos.

Vamos às dicas:

Busque por escolas que estejam localizadas próximo de sua residência ou de seu trabalho, pois isso vai favorecer um trajeto mais rápido e tranquilo, o que será fundamental para a família passar mais tempo junto.

Antes de decidir qual será a escola, realize visitas em horário de aulas, e de preferência sem aviso prévio, assim você poderá ver como as crianças estão sendo tratadas da maneira mais natural. No entanto, essa é uma tarefa muito difícil, já que geralmente as visitas são previamente agendadas e tudo pode parecer perfeito a primeira vista. Então, é bom que você pense sobre tudo o que está buscando, sobre os cuidados que serão essenciais para que seu filho se adapte bem, e fique muito atenta aos detalhes, para se certificar que a escola atenderá suas expectativas e será um bom lugar para seu filho(a).

Leve seu filho nessas visitas, pois você terá oportunidade de ver como ele vai reagir na presença de outras crianças, e como se comporta ao ser introduzido a novas regras mesmo nesse momento rápido.

Fique atenta em todo o espaço físico do ambiente. Verifique se área de lazer é coberta e segura, se os banheiros são adaptados para o tamanho adequado da criança, o que vai proporcionar maior independência e autonomia, se as salas são arejadas, se o ambiente está limpo, e se os livros e brinquedos ficam disponíveis, à altura da criança.

Caso seu filho ainda seja um bebê, procure por locais onde haja cuidadores suficientes para dar colo às crianças. Observe se deixam os bebês o tempo todo em cadeiras, andadores, berços, etc. Se isso ocorrer, pode ser um sinal de que estão desprezando a importância do acolhimento emocional no início de vida do bebê, que é fundamental para seu desenvolvimento.

É importante ver como as crianças já matriculadas estão se comportando, se estão brincando e aprendendo felizes. Seja o mais observador(a) possível, analise o número de crianças, professores e qual abordagem de ensino oferecem. Pesquise sobre a abordagem de ensino que a escola utiliza, assim você poderá decidir se será bom ou não para a criança. E lembre-se que, seja qual for o método de ensino, a família tem um papel importante: continuar o incentivo à leitura, fazendo da descoberta das palavras um prazer compartilhado.

Se conhecer alguém que estude no local, peça referências. É preciso ficar constantemente atento, garantindo que a escola está se adaptando ao crescimento da criança e continua sendo a melhor opção para todo mundo. Somente o tempo é capaz de confirmar suas primeiras impressões.  E caso seja necessário procure outra instituição de ensino, o importante é a qualidade que o ambiente oferece e como seu filho está se sentindo.

E por último, não pense que a escola é a única responsável pela educação da criança, ela é um meio de ensino, a família é o alicerce e ela proporcionará qualidade de vida e valores para que esse indivíduo seja reconhecido como tal.

Quais suas preocupações hoje com relação à escolha de uma escolinha? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas.

 

Escrito por Evelin Ribeiro (evelinribe.psic@gmail.com): psicóloga, atualmente vivenciando o papel de mãe e apaixonada pelas descobertas diárias que a maternidade oferece.

Gostou? Então deixe um comentário! Conte sua experiência…

Compartilhe com outros pais…

A UNIMP é um espaço de compartilhamento de experiências e descoberta de novos caminhos e ferramentas que facilitem o processo de educação e relacionamento entre pais e filhos. Nossa missão é auxiliar os pais a resgatarem sua autoconfiança e a desvendarem um caminho mais tranquilo, seguro e feliz no processo educacional de seus filhos, tornando-os assim, companheiros de jornada e transformando a família em um porto seguro, que lhes dá inspiração para seguir ultrapassando os obstáculos que a vida pode proporcionar e conquistando sonhos.

Gostou? Deixe um comentário!!!