Google

Socorro! Meus pais estão estragando meu filho…

por

“Vó é mãe com açúcar”, quem nunca ouviu isso?

Os avós tem a experiência da criação de seus filhos e tem o privilegio de não “precisar” usar nada disso, e só amar o neto…

Coloquei aspas na palavra precisar porque realmente os avós não precisam usar sua autoridade de adulto para corrigir e educar a criança, eles acreditam que já fizeram sua parte, já criaram seus filhos e agora só querem curtir as delícias de poder brincar, amar e mimar uma criança que é quase seu filho. O que eles não sabem é que mesmo quando eles não querem educar, eles estão educando mesmo assim.

Já ouvi muitas histórias de avós que dizem “eu mimo mesmo e adoro fazer isso”. Agora eu pergunto: dá pra tirar isso deles? Sinceramente eu acredito que não…

Não é saudável para a criança afastá-la dos avós, e posso afirmar que o contrário também é verdadeiro. Seria um “crime” afastar os netos de seus avós. Fazer isso para evitar que nossos filhos se tornem crianças mimadas também não será sábio da nossa parte.

O melhor mesmo é negociar!

Assim como você estabelece regras para a criança e põe limites a ela, você pode fazer o mesmo com os avós, sejam seus pais ou seus sogros.

Combinem o que podem fazer na sua ausência e o que não podem. Você pode inclusive fazer uma lista das coisas que são “inadmissíveis”, outra lista das coisas que são “possíveis em determinados momentos” e uma última lista das coisas que estão “liberadas”.

Essa seria uma boa maneira de evitar conflitos e manter a ordem que você como mãe ou pai, acredita ser importante para o desenvolvimento saudável de seu filho.

E você? Já teve ou ainda tem problemas nesse sentido com os mimos exagerados dos avós? Conte-nos sua experiência, deixe um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Com carinho,

Maria Luiza Martins – Formada em psicologia desde 2009, é empresária, criadora da UNIMP e apaixonada pelo universo da maternidade.

 

Gostou?

Então deixe um comentário! Conte sua experiência…

Compartilhe com outros pais…

A UNIMP é um espaço de compartilhamento de experiências e descoberta de novos caminhos e ferramentas que facilitem o processo de educação e relacionamento entre pais e filhos. Nossa missão é auxiliar os pais a resgatarem sua autoconfiança e a desvendarem um caminho mais tranquilo, seguro e feliz no processo educacional de seus filhos, tornando-os assim, companheiros de jornada e transformando a família em um porto seguro, que lhes dá inspiração para seguir ultrapassando os obstáculos que a vida pode proporcionar e conquistando sonhos.

13 Comments to Socorro! Meus pais estão estragando meu filho…

Gostou? Deixe um comentário!!!

  1. Bom dia… eu passo por isso com o meu pai. Ele ama minha filha e acho lindo isso mas a deixa fazer tudo simplesmente TUDOque ela quer. Tanto q qdo ele está por perto ela só quer ficar com ele… e qdo chamamos sua atenção ela corre pra ele…kkkkk… minha filha tem 2 anos é muito carinhosa, beijoqueira…. ela cobre à todos de carinho e abraços. Fica difícil para os avós dizer não.

  2. Marília Gurgel

    Para mim ficou mais fácil agora que moro em outra cidade rsrsrs Quando as crianças vão a casa da vovó (onde podem tudo) dou férias das regras familiares que podem ser flexibilizadas, por exemplo, podem almoçar doces, dormir tarde, tomar banho demorado…. Enquanto eu me estressava com as divergências na educação, visitar a vovó era um terror (para mim), hoje é relax!!!

  3. Hj mesmo tive uma discussão com minha mãe, pois ela mima mto meu bebê d 11 meses e ele, percebendo isso, fica manhoso quando ela tá por perto. Entre td q me incomoda, o q mais me dxa irritada é o fato d q meu filho dorme na ksa dela qdo eu tô dpserviço/plantão à noite e mesmo ele tendo um quarto na ksa dela, ela põe ele pra dormir na cama, junto com ela! Eu sou grata por ela cuidar dele enquanto eu trabalho, mas é difícil tolerar certas atitudes, q mudam a rotina dele.

  4. é, mas…
    E quando as avós mentem descaradamente e ensinam os netos a mentir?
    o pior é que eu, na maior inocência, só vim descobrir algumas coisas depois de anos, agora o dano já está feito.

    Avô e avó, com certeza são uma coisa muito boa, amei profundamente e amo meus avós, mas infelizmente quando um indivíduo teve uma vida tão infeliz que aprendeu a usar a mentira para transitar no mundo, quando a pessoa tem como modus operandi mentir… aí negociar não resolve…

  5. Passo muito aperto com os “mimos”,meu marido é filho único e nossa filha além de ser filha única é neta única e ainda é única bisneta e única tataraneta kkkkkkkk tem q ter muito jogo de cintura, paciência e pulso firme, pulso firme pra criança saber q apesar de ter os avós a sua disposição quem manda são os pais,paciência pra entender q os avós tem esse lado de mimar e resolver isso sem causar conflitos e jogo de cintura pra saber conversar, como conversar e até mesmo ficar quieto o q é muito difícil mas ás vezes é melhor!

  6. Nas noite que minha filha passava na casa da minha mãe ela dava mamadeira de madrugada, coisa que em casa ela não tomava, e por mais que eu reclamasse não tinha jeito, hoje minha filha toma mamadeira de madrugada. Sem falar de sucos artificiais, comidas açucaradas….apesar da ajuda que ela me deu e ainda dar, me sinto aliviada por ela não ficar mais com minha filha.

  7. Luciene ursula

    Sou mãe solteira, meu filho Tm 7anos. Moro com meus pais e três irmãos mais velhos. O pai da criança eh present mas não ajuda financeiramente. Trabalho e com meu dinheiro tenho q pagar escola, van, uniforme, merenda, futebol, alimento, brinquedo e tudo mais. Meus pais ajudam a cuidar mas se eu chamo atenção do meu filho ou ele chora pra não fazer para casa ou tomar banho por exemplos, eles m chingam e tiram minha autoridade perante meu filho e o pior, meu filho já sáb q eh só chorar q alguém já vm socorre-lo. Tenho vontad d sair d casa pois eles estão estragando meu filho. Sempre sou errada, não sei mais o q faço…. Chego a pensar em desistir d tudo. Mas meu filho eh o q eu sempre quis…. Mas não temos paz. O q devo fazer!! Como vo sair de casa se meus pais olham meu filho pra mim trabalha…. SOCORRO!! Já não sei o q faço!

  8. Meu problema com relação a avós e extremamente ao contrário da
    Situação citada ,pois minhas mãe mora em outra cidade mas sempre liga pra saber do neto. Porem minha sogra que mora perto da minha casa fica ate meses sem ve o neto de 8meses . E quando meu esposo cobra pra ela vim vê o neto ela chega pra mim e disse que veio pq o meu esposo ligou cobrando .mas ela tem uma outra neta que ela vê praticamente todos os dias. Ja pedi pro meu esposo não ficar cobrando a visita dela acho que isso tem que ser espontâneo. Bjos

  9. Lucimar da Silva Gonçalves

    Eu sei bem o que é isso, afinal quem cuida do meu filho pra mim trabalhar é minha mãe. Meus pais fazem todas as vontades dele, e ele passa mais tempo com eles do que comigo, mas quando é preciso ela também educa!

  10. Gostei mto desse artigo! Minha sogra estraga em partes, pois ja conversamos a esse respeito com ela. Ela diz que é amor em dose dupla, pois meu filho era igualzinho ao pai em tudo, até na sapequice, e pra ela isso é relembrar o passado e fazer o que ela não pode fazer. Então não tiramos isso dela, mas damos alguns limites.

  11. Moro com meu filho na casa de meus pais, eles me ajudam a cuidar do meu filho, trabalho o dia todo, só o vejo a noite. A professora do meu filho me ligou e disse que ele foi para a Diretoria por ter arranhado um amiguinho e o pior é a segunda vez que ele vai para a diretoria e meu pai não me informou, deixei bem claro para a diretora da escola que, se acontecer qualquer coisa era para ligar no meu trabalho, tem meu telefone. Eu apanhei do meu pai fiquei de castigo, e hoje eles acobertaram as coisas erradas que meu filho anda fazendo. O que faço?

    • Moro com meus pais, e minha filha ta rebelde, teimosa, mentindo, prepotente. Eu ponho de castigo e eles vão e tiram, me desautorizam, ficam com pena e me questionam as atitudes na frente dela, quando ela faz lago de errado não me contam, ela não come fica só nas porcarias e eles deixam, não me falam nada pra eu não brigar com ela, o pai dela mora longe e pouco procura, é tudo só comigo, estou desestabilizada, depressiva, sozinha não sei mais o que fazer, já falei, já expliquei pra eles, mas não adianta eles acreditam que eu não sei o que estou fazendo, que tudo o que faço é errado, que ela é só uma criança não precisa dos castigos, e o que mais me irrita é que tenho uma irmã mais velha que tem uma filha também, e as decisões dela eles respeitam e cumprem a risca, as vezes são até coisas absurdas mas eles acham normal… Estou desesperada com vontade de largar tudo, e o pior é que dependo deles e ficam usando isso pra me manipular e me jogar na cara :’(

  12. No meu caso é a tia avó ela não tem filhos então faz tudo que minhas gêmeas querem,e quando eu digo que não pode fazer algo ela espera eu estar longe e deixa e tudo que minhas filhas pedem pra comprar ela compra eu coloquei regras e conversei mas ela se sentiu ofendida e preferiu se afastar,eu sinceramente prefiro assim pois minhas filhas mudavam totalmente o comportamento perto da tia avó ficavam querendo colo sendo que já tem sete anos e me desafiavam as vezes dizendo vc não deixa mas a tia deixa coisas deste tipo.Fiz minha parte dialoguei e coloquei regras ela não aceitou e preferiu se afastar mas nem minhas filhas tem perguntado por ela nem sofrido com o afastamento.